Categoria:

Como fotografar no pôr do sol: Ensaio fotográfico na Golden Hour

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

5 técnicas de fotografia para fotografar no pôr do sol e surpreender seus clientes na golden hour.

Você já esteve no meio do ensaio, o sol começou a se pôr e você não soube como fotografar no pôr do sol para aproveitar essa luz? As únicas opções eram:

  • Fotometrar na cliente e deixar ela super exposta (claro demais)
  • Fotometrar no céu e fazer uma silhueta

Se isso já aconteceu com você, se prepara pra BOMBA:

Talvez você não saiba e nem imaginasse isso na hora do ensaio, mas estava ali na sua frente, a oportunidade de fotografar aquela famosa “luz douradinha” que TODOS os clientes AMAM!

O flare.

Então bóra aprender como fotografar no pôr do sol e fazer fotos com flare, pra você não ficar de bobeira no próximo ensaio e perder a oportunidade de surpreender os seus clientes.

Papel e caneta na mão!

01 – Horário para fotografar no pôr do sol

Sim, existe um horário ideal para fotografar no pôr do sol e fazer fotos com flare.

O melhor horário para conseguir esse efeito é quando a luz já está beeeem difusa, ou seja, média de 15 minutos antes do por do sol de fato.

Mas fique ligado, você terá poucos minutos para conseguir fotografar o flare, por isso você precisa ser rápido e dominar o seu equipamento.

02 – Contraluz

Para fazer fotos com flare, você precisa fotografar no contraluz.

Mas tome cuidado! Se você posicionar as pessoas contra o céu, a alta luz vai estar totalmente no céu e vai ser muito mais difícil capturar o flare.

Ao invés de fotografar de baixo pra cima, fotografe de cima pra baixo, assim, o fundo será o chão, a alta luz e o flare estarão nas pessoas, que são o destaque da foto, certo?

03 – Ângulo no pôr do sol

Tome cuidado para o sol nunca entrar direto no sensor da câmera.

O ideal é que o sol entre “de canto” no sensor, ou seja, de cima para baixo, de baixo para cima, de lado ou na diagonal, nunca diretamente de frente e para isso, basta inclinar sua câmera.

  • Se você quer aprender mais sobre FLARE, clique aqui para assistir à aula completa no YouTube onde eu falo sobre como fazer fotos com flare na hora de fotografar.

04 – Não mostre sempre o sol

Você não precisa sempre mostrar o sol nas fotos com flare, aprenda a utilizar a luz de outras formas para trazer esse mesmo efeito nas suas fotos.

Como por exemplo: o reflexo do sol no mar, a luz que entra da janela, a luz acionada pelo freio de um carro, etc. Essas luzes ainda mais difusas também trazem flare’s ainda mais diferentes.

05 – Cuidado com o flare de Photoshop

Cuidado pra não cair no MITO de que você consegue fazer um flare realmente surpreendente no Photoshop.

Acredite, as pessoas notam quando o flare é de verdade ou quando ele foi feito de forma “falsa” em algum aplicativo de edição, como o Photoshop, por exemplo.

Além disso, surpreender o cliente mostrando aquela foto com flare na hora do ensaio, não tem preço!

06 – O flare não é o mais importante

Lembre-se! A coisa mais importante nas suas fotos não é o flare e sim, as pessoas.

Não adianta nada você fazer uma foto com flare bonitão e as pessoas estarem posicionadas naquelas mesmas poses clichês que todo mundo fotografa, sem conexão ou sem movimento.


Você precisa dominar as técnicas de posicionamento e direção de pessoas para fotografar as pessoas como elas realmente são, o seu jeito de sorrir, o seu jeito de arrumar o cabelo, o seu jeito de ser, a conexão entre o casal, etc.

Além disso, dominar essas técnicas fotográficas vai te ajudar a criar autoria, que é um ponto essencial para fazer fotos diferentes e que só você é capaz de fazer.

Só assim você vai começar a fazer fotos que despertam sentimentos e criam desejo na cabeça dos clientes! 💪

Então, bóra aplicar essas 5 dicas no seu próximo ensaio e surpreender seus clientes!


Deixe um comentário nesse post para eu saber que você curtiu esse conteúdo e quer que eu continue escrevendo sobre esse assunto.

Bóra tornar sua fotografia muito mais desejada! #tamojunto

Abraço do Kunz!

Robison Kunz

Robison Kunz

Especialista em fotografar pessoas, Robison Kunz é conhecido pelo seu trabalho inovador em fotografar casamentos e ensaios. Através de uma linguagem simples, porém ousada. Em pouco tempo de profissão incorporou um estilo próprio e hoje quem aprecia suas fotografias, logo identifica o autor. Tem como principal característica os momentos decisivos para contar histórias de casamento e a direção de pessoas para criar fotografias espontâneas nos ensaios fotográficos.

Conheça o meu Curso Online

Um passo a passo para tornar a sua fotografia desejada pelos clientes a ponto de dobrar o seu faturamento.
Posts Relacionados